Porque querem calar a UNE

PORQUE QUEREM
CALAR A UNE

Saiba mais
Quem quer calar a UNE

QUEM QUER
CALAR A UNE

Saiba mais
Porque não vão calar a UNE

PORQUE NÃO VÃO
CALAR A UNE

Saiba mais
Mensagem aos Deputados - Porque não vão calar a UNE

MENSAGEM AOS
DEPUTADOS

Saiba mais

Doc "O afeto que se encerra em nosso peito" (Parte 1)

Doc "O afeto que se encerra em nosso peito" (Parte 2)

"Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" (Parte 1)

"Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" (Parte 2)

Autonomia do movimento estudantil

COMO FUNCIONA A UNE

A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa mais de sete milhões de universitários de todos estados e do Distrito Federal. Dentro da UNE, se organizam todos os Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos, Diretórios Centrais dos Estudantes, Uniões Estaduais dos Estudantes, Executivas de Cursos, grupos de estudo e pesquisa, empresas juniores, atléticas e coletivos de cultura, mulheres, negros e comunicação.



A HISTÓRIA DA UNE E DE SEU PRÉDIO

A HISTÓRIA DA UNE E DE SEU PRÉDIO

FUNDAÇÃO DA UNE E PRIMEIRAS LUTAS



A história da UNE confunde-se com a do Brasil. Fundada no Rio de Janeiro em 1937, em meio ao Estado Novo de Getúlio Vargas, a entidade já nasceu como uma das grandes forças de combate ao crescimento do nazismo e do fascismo no país.

Em 1942, no meio dos embates da Segunda Guerra Mundial, os estudantes ocuparam o prédio onde funcionava o Clube Germânia, na Praia do Flamengo 132, local onde se reuniam os apoiadores da Alemanha nazista.



A UNE NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO BRASIL

A UNE NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO BRASIL

A UNE foi fundamental para o estabelecimento das atuais instituições democráticas brasileiras. Além disso, é uma instituição de referência no debate e formulação de políticas públicas das áreas de educação e juventude. Tem cadeira cativa no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do país, participa ativamente das Conferências Nacionais de Educação, Cultura e Juventude propondo reflexões e soluções para os desafios estruturais do Brasil nessas áreas.



BOATOS E VERDADES


O BOATO:

A UNE recebeu R$ 44 milhões de dinheiro público para a construção de sua nova sede e ela não saiu do papel.


A VERDADE:

A UNE nunca recebeu dinheiro público para a construção de sua sede. O que a entidade recebeu na verdade foi uma indenização do Estado brasileiro, no valor de R$ 44,6 milhões, em nome da perseguição, do sequestro, da tortura e do assassinato de seus militantes durante a ditadura, além do incêndio e da demolição do seu prédio por parte do governo militar. Segundo levantamento da Comissão da Verdade da UNE — baseada em dados compilados pela Comissão Nacional da Verdade —, 85 estudantes universitários foram mortos pelos militares, entre os quais dois líderes da UNE, Honestino Guimarães e Helenira Rezende.




Notícias Querem calar a UNE

NOTÍCIAS

Saiba mais
Canal YouTube Querem calar a UNE

VÍDEOS

Veja mais
Instagram Querem calar a UNE

FOTOS

Veja mais

Receba Notícias

UNE - União Nacional dos Estudantes